Sobre Nós
Em construção!
Manual e Norma e Regulamento Interno do Tigrinhos do Futsal
|
1. DADOS PRELIMINARES |
Parabéns! A partir desse momento você passa a fazer parte do Quadro de Atletas do nosso time de Futsal..
Pertencerá a um grupo de acordo com a sua faixa etária e jogará em uma equipe de acordo com os critérios estabelecidos pela coordenação do projeto.
|
2. INTRODUÇÃO |
Serve este Manual e Norma e Regulamento Interno como instrumento de orientação definindo o regime de funcionamento dos treinos promovidos por este projeto.
Aplica-se a todos os participantes a partir do momento em que esta se inicia.
- Pretende-se assim através desta Norma e Regulamento Interno ter um documento que oriente a ação de todos os participantes, ficando aberta a possibilidade de ajustamentos futuros, pois a operacionalidade de qualquer regulamento deve ser confirmada pela prática.
|
3. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO |
DENOMINAÇÃO DO PROJETO: TIGRINHOS DO FUTSAL
ÓRGÃOS PROMOTORES: AÇÃO ENTRE AMIGOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Permanente (Anual)
FORMA DE REALIZAÇÃO: Projeto
GERENTE : José Levi Gardenal Camargo
COORDENAÇÃO : Professor Wanderlei Gardenal Camargo ( CREF )
ORIENTADORES : Levi, Junior e Antonio Carlos
|
4. LOCAL DOS TREINAMENTOS |
Quadras de Futsal
UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO:
- O acesso ao Quadra de Futsal é condicionado aos tempos efetivos de treino (horário do treino), contudo aconselha-se a chegada ao recinto com a antecedência necessária.
- Os praticantes só entram na quadra de futsal após a presença do Treinador, devendo aguardar a sua chegada, de forma disciplinada.
- É terminantemente proibida a presença de crianças nas dependências dos locais de treinamento sem a presença de um acompanhante adulto.
|
5. UNIFORME DOS TIGRINHOS |
Todos os atletas deverão se apresentar sempre devidamente uniformizados, tanto para treinamentos como para jogos.
IMPORTANTE
- O Atleta que não se apresentar devidamente uniformizado não poderá participar das atividades programadas;
- O uniforme deverá estar sempre limpo;
- As meias deverão estar sempre levantadas;
- As chuteiras ou tênis deverão estar sempre amarradas;
- Não será permitido o uso de brincos ou piercings durante os treinamentos e jogos;
- Se o Atleta usar tornozeleiras, estas deverão estar sempre por baixo das meias;
- Deverá usar sempre caneleiras;
- Se for goleiro deverá sempre usar luvas,bem como os demais equipamentos de proteção;
- Não será permitido que o aluno treine sem a presença de um responsável nas imediações do local;
OS ATLETAS, PAIS E ACOMPANHANTES NÃO PODERÃO PERMANECER NAS DEPENDÊNCIAS DA AREA DE TREINAMENTO SEM O USO DE CAMISA.
|
6. REGIME DE FUNCIONAMENTO DO PROJETO |
TEMPORADA / TREINOS E HORÁRIOS
- O projeto tem seu inicio em fevereiro e final em novembro.
- Realizar-se-ão 2(dois) treinos semanais com a duração de uma hora com a seguinte distribuição:
Horas/Dias Segundas/Quintas
- 18h20min. Às 21h00min.
- Se por razões de força maior, os treinadores. se virem impossibilitados de comparecer no treino à hora definida, providenciaremos para que o seu secretário informe os praticantes e/ou os pais dos praticantes com a devida antecedência,caso isso seja possivel.
- O Atleta deverá comparecer antes do horário previsto para o início das atividades, devendo sempre estar acompanhado dos pais ou responsáveis.
- Qualquer atraso do praticante deverá ser sempre justificado ao seu treinador.
ATENÇÃO:
A responsabilidade da locomoção de Atletas, tanto para os treinamentos como para os jogos é dos pais e/ou responsáveis.
|
7. INSCRIÇÃO |
É realizada no local de treinos, mediante o preenchimento da respectiva ficha de inscrição e leitura obrigatória das normas e regimento interno, comprometendo-se o encarregado de educação ao seu cumprimento.
A apresentação da Declaração Médica de atestando a capacidade da criança para prática de futsal.
Idades:
Categorias:
- Sub 07 = 05 anos a 7 anos incompletos;
- Sub 09 = 07 anos completos a 09 anos;
Obs.: Eventualmente poderemos admitir crianças de outra faixa de idade, mas serão exceções.Para essas além de se valer este manual caberá regras extras discutidas de maneira verbal caso a caso com seus pais ou responsáveis.
Documentação Necessária:
o Apresentar Atestado de Saúde dizendo que o atleta está apto para jogar futebol ou da atividade física em geral (Original). (não será permitido o início das atividades sem a entrega deste documento);
o Carteira de Identidade ;(obrigatória em campeonatos).
o Autorização dos pais através das fichas de inscrição;
° Atestado médico autorizando a criança à praticar futsal;
|
8. MENSALIDADES |
Não existe mensalidades,o nosso projeto trata-se de uma ação entre amigos sem fins lucrativos,funcionando basicamente com a divisão das eventuais despesas entre todos os participantes.Exemplos : precisa-se comprar bolas ,após o valor e a necessidade for aprovado pela maioria,divide-se o valor entre todos os participantes.No caso do local de treino é o mesmo mecanismo,caso o local seja gratuito nada paga-se.
|
09. OBEJETIVOS E FINALIDADES |
O objetivo principal do nosso projeto é formar times de futsal e disputar campeonatos em Tatuí e toda região.Temos como finalidade,promover condições onde esses atletas possam desenvolver os fundamentos do futsal,e também fortaleçam o seu caráter e desenvolvam seus atributos físicos e técnicos bem como o espírito de grupo.
|
10. A DIFICIL TAREFA DOS COORDENADORES |
A tarefa de dividir os grupos em equipes é a mais difícil para os treinadores, pois é dever destes tentar deixar estas equipes o mais equilibradas possível, para que haja uma disputa equilibrada nos Treinos e Campeonatos Internos,ocorre que a de se pensar em tudo isso sem deixar de atingir o principal objetivo que é formação de um time competitivo para disputar campeonatos.
Chamamos a atenção dos pais e responsáveis por Atletas, que este equilíbrio se torna difícil pelo fato de que a seleção é feita por nível técnico, posição, peso, altura, etc., não bastando, apenas, preencher as condições para a inscrição, já mencionada no início.
Para que os Atletas, pais e responsáveis tenham conhecimento, passamos a esclarecer alguns aspectos que contribuem para tal dificuldade.
É comum o Atleta escolher sua posição, não por suas características, mas pela influência de um jogador profissional que é seu ídolo.( Neymar, Messi, Rogério ceni e etc...)
É comum, também, o pai ou responsável impor ao atleta a posição em que deva jogar. Como podemos ver, torna-se difícil o processo de montagem das equipes. A montagem das equipes é realizada através de critérios próprios do coordenador e dos orientadores de equipe. Lembramos aos Srs. Pais e responsáveis, que todos os atletas do projeto estão permanentemente sendo avaliados, por isso pedimos encarecidamente para que quando o seu filho ou beneficiário for solicitado a jogar em outra posição que não seja aquela desejada, não interfiram, pois estas mudanças acontecem para que os Atletas sejam avaliados em outras situações.
Outra situação que geralmente acarreta reclamações é a troca de Atletas de uma para outra equipe durante os jogos de avaliação. Pedimos também para que não haja interferência quando ocorrer este tipo de situação, pois certamente além de prejudicar o trabalho a ser desenvolvido, prejudica também o desenvolvimento do Atleta.
Outro fator que muitas vezes contribui para um péssimo desenvolvimento do Atleta é o fato de pais exaltados discutirem na frente dos mesmos.Bem como falando coisas contrarias as decisões dos treinadores,sendo que na maioria dos casos em que temos problemas é muito mais por descontentamento dos pais, cujos as vezes tem uma outra visão ,fato que não ocorrem com os filhos ,pois as crianças geralmente querem apenas brincar.Em caso de alguma alteração pede-se que agende-se uma conversa em particular com um dos treinadores,que com certeza resolverá suas dúvidas.
|
11. ORIENTADORES DE EQUIPES |
As equipes serão orientadas durante os jogos de avaliação e nos Campeonatos Internos por Orientadores de Equipe, que são pessoas escolhidas pela Direção do Projeto para que orientem os Atletas dentro de sua filosofia.
O sistema do treino será sempre o mesmo,ou seja time titular contra time reserva,como acontece em qualquer clube ou até mesmo na seleção.Eventualmente pode haver trocas entre os times,e nem sempre ser “bom de bola” é garantia de que a criança será titular pois avaliamos uma série de requisitos,tais como : educação,presença,participação,espírito de equipe entre outras qualidades.
No caso de torneio interno ,geralmente as equipes serão misturadas para que não haja,favorecimento a ninguém.
Atenção: adquirimos esse conhecimento em nosso primeiro ano desse projeto a onde tentamos trabalhar auxiliados pelos pais ,mas que ao final percebemos que não houve um bom resultado então nesse novo modelo abolimos toda e qualquer interferência dos pais ,sendo que tudo será dirigido pela comissão técnica ( todos voluntários) e que em caso de necessidade pode ser aceito a ajuda de mais algum voluntário desde que seja autorizado por quem estiver ministrando o treino.
APELO À COMPREENSÃO E AO BOM SENSO
PARA QUE OS ORIENTADORES DE EQUIPES POSSAM REALIZAR UM BOM TRABALHO É NECESSÁRIO QUE OS PAIS E RESPONSÁVEIS PROCUREM MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL DURANTE A REALIZAÇÃO DOS JOGOS, INCENTIVANDO OS ATLETAS MESMO NO MOMENTO DO ERRO, NÃO INTERFERINDO NO COMANDO DA EQUIPE PASSANDO INSTRUÇÕES DO LADO DE FORA DO CAMPO, NEM ANTES, NEM DURANTE O JOGO, TAREFA EXCLUSIVA DOS ORIENTADORES DE EQUIPE.
JAMAIS OFENDER ATLETAS E OUTRAS PESSOAS PRESENTES NO LOCAL.
NUNCA PREGAR A VIOLÊNCIA.
|
12. O QUE É UMA EQUIPE |
Equipe é um grupo de pessoas determinadas a executar uma certa tarefa, buscando sempre o sucesso, ajudando-se mutuamente.
Para que uma equipe tenha sucesso é imprescindível que todos os seus componentes tenham espírito de união, amizade e respeito um pelo outro.
Por isso, quando um companheiro errar uma jogada, não reclame; ajude-o a consertar o erro, porque você também certamente irá errar e ele estará a seu lado para ajudá-lo. No caso devemos orientar nossas crianças a assim agir.
|
13. DISCIPLINA |
Como sabemos, em qualquer organização, seja ela de ensino, comercial ou industrial, existem regras a serem cumpridas. Essas normas geralmente são determinadas por um documento chamado REGULAMENTO.
|
14. NORMA E REGULAMENTO INTERNO |
O presente regulamento tem como objetivo transmitir aos pais e responsáveis as normas de funcionamento do projeto TIGRINHOS DO FUTSAL, que se aplicam a todos os atletas a partir do ato de inscrição e que a seguir se enumeram.
1. Apenas é permitida a entrada nas instalações e interiores da quadra, a jogadores (desde acompanhado por seu responsável), treinadores, dirigentes e equipe médica;
2. Os treinos começam quando os alunos entram na quadra e terminam quando os alunos saem da mesma;
3. O vestiário é local para os alunos se equiparem e tratarem da higiene pessoal. Portanto neste espaço não se brinca; (é comum em dias de jogos).Nos treinos deve-se vir vestido de casa.
4. Os alunos dispõem de cinco minutos para se equiparem e serão posteriormente avisados pelos instrutores do momento em que devem entrar no local dos treinos;
5. As roupas dos alunos devem ficar devidamente arrumadas. A roupa, o calçado e o restante material custam dinheiro. É importante saber cuidar deles;
6. É expressamente proibido mexer nos materiais a utilizar nos treinos e nas bolas, sem a devida autorização;
7. Se por qualquer motivo o aluno não puder comparecer nos treinos ou jogos, deve informar o seu treinador com a devida antecedência;
8. O aluno deve informar o seu treinador caso pretenda abandonar a escolinha, devendo este também ser informado se o aluno pretender regressar após uma ausência longa ou não justificada;
9. O uso de caneleiras,luvas e os demais equipamentos de uso pessoal, nos treinos e jogos são obrigatórios,não sendo obrigação da escolinha fornecê-los;
10. A roupa de treino não é obrigatória,porém deve ser apropriada para a pratica de futsal , não sendo permitida a utilização de qualquer outro equipamento, salvo autorização do treinador;
11. Os alunos não deverão trazer para os treinos qualquer objeto ou valor susceptível de extravio;
12. O projeto não poderá ser responsabilizado por qualquer desaparecimento a que se refere o ponto 11,e também por pertences ou veículos dos familiares que fiquem no local ou proximidade dos locais de treinamentos ou jogos;
13. O aluno que participar nas atividades não deverá usar qualquer objeto que se torne perigoso para ele e para os colegas;
14. A presença nas aulas não é obrigatória com ou sem equipamento, porém o elevado n° de faltas,pode refletir no critério de convocação ,bem como na condição de titularidade,e finalmente pode ocasionar a perda da vaga.
15. Os alunos que por uso indevido estragarem qualquer material (desportivo ou no patrimônio), serão imediatamente responsabilizados e terão de pagar o respectivo material;
16. Sempre que o aluno for convocado para jogos ou encontros,assim como nos treinos, tem que se manter junto do grupo até que o treinador informe que pode ir embora ou abandonar as instalações;
17. O aluno pode treinar ou jogar em outro clube sem autorização do seu treinador e dos dirigentes , caso isto suceda deverá priorizar o nosso time em jogos validos ;
18. A saída e as chegadas para os jogos ou encontros, são feitos a partir de locais a definir na data;
19. Os aluno e pais devem confiar nos seus treinadores e partilhar com eles os seus objetivos e problemas;
20. O aluno deve entregar ou mostrar aos seus Pais todos os documentos e informações prestadas pelos seus treinadores ou responsáveis pelo time;
21. Antes de ter uma atitude menos digna, os alunos e pais deverão lembrar-se que são parte do projeto já que trata-se de uma ação entre amigos, como tal, deve ter sempre um comportamento exemplar;
22. Os pagamentos ou contrapartidas que o aluno efetuar durante sua permanência na escolinha apenas acontecem para resolver problemas do projeto, não sendo qualquer garantia de que deve jogar sempre, ou deve ser sempre convocado para jogos ou encontros. Essa decisão cabe ao teu treinador e é ele que cabe tomar essas e outras sentenças nomeadamente a equipe que irá representar e participar nas competições que participaremos.
|
15. NORMAS E REGULAMENTO DISCIPLINAR |
- Atraso no dia do treino ou no dia de jogo, sem justificação:
§ Sanção a decidir e a aplicar pelo treinador, normalmente aplica-se as penas na sequencia contidas no artigo 11;
- Falta ao jogo sem aviso prévio de, no mínimo, 24h:
§ Sanção a decidir e a aplicar pelo treinador, normalmente aplica-se as penas na sequencia contidas no artigo 11;
- Falta injustificada a 2 treinos na mesma semana, ou, repetidamente em diferentes semanas:
§ Ausência da convocatória.
- Falta de respeito ou desavenças para com os colegas:
§ Advertência ou Suspensão do treino com informação ao encarregado de educação.
- Atitudes que denigram a imagem do time, estando ou não em representação do mesmo:
§ Sanção a decidir pelos coordenadores com informação ao encarregado de educação.
- Comportamentos inadequados em dias de jogo ou dias de treino:
§ Sanção a decidir pelo treinador, com informação ao encarregado de educação.
- Não cumprimento das normas internas:
§ Sanção a aplicar pelo treinador, com informação ao encarregado de educação.
- Comportamentos incorretos por parte de pessoas externas ao departamento, mas afetas aos jogadores, para com elementos do clube:
§ Participação à direção.
- A não colaboração nas ações conjuntas:
§ Impedimento de frequência do treino enquanto situação não se encontrar
Regularizada.
- Deixar o local de treinamento, bem como as suas dependências sem comunicar os orientadores é considerada falta gravíssima e suas sanções são:
§ Todas previstas no artigo 11.
- As penas a aplicar serão de advertência, repreensão, suspensão e exclusão;
- O fato de estarem consignadas penas para os infratores, não invalida que estas possam ser agravadas por deliberação da Direção;
- Todas as situações não previstas no regulamento aqui apresentado e que impliquem sanções, serão analisadas e aplicadas em primeira instância pela equipa técnica, em segunda instância pelos coordenadores do projeto.
“ Lembrem-se este projeto pertence a todos que estão participando,e como este manual bem esclarece trata-se de uma ação entre amigos,dependendo assim do esforço e dedicação de todos para que consiga-se montar equipes de Futsal aptas a disputar campeonatos,sendo esse o único objetivo.As pessoas que aqui se dedicam são todos voluntários e sendo assim devemos a eles nosso respeito,pois sem eles não existiria esse projeto, já que se trata de uma instituição sem fins lucrativos,sendo assim rogamos a todos aqueles que não gostam ou não concordam com o projeto,que evitem de ficar criando oposições ou fofocas,antes sim,não participem desta ação ou se já estiverem participando façam o seu desligamento”
Assim finalizamos este manual,rogando que todos façam seu melhor para que possamos oferecer aos jogadores o melhor em treinamento para crianças e faço minha as palavras de Jesus Cristo :
“Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.” Mateus 12. 30
AVANTE TIGRINHOS !
Manual e Norma e Regulamento Interno do Tigrinhos do Futsal
|
1. DADOS PRELIMINARES |
Parabéns! A partir desse momento você passa a fazer parte do Quadro de Atletas do nosso time de Futsal..
Pertencerá a um grupo de acordo com a sua faixa etária e jogará em uma equipe de acordo com os critérios estabelecidos pela coordenação do projeto.
|
2. INTRODUÇÃO |
Serve este Manual e Norma e Regulamento Interno como instrumento de orientação definindo o regime de funcionamento dos treinos promovidos por este projeto.
Aplica-se a todos os participantes a partir do momento em que esta se inicia.
- Pretende-se assim através desta Norma e Regulamento Interno ter um documento que oriente a ação de todos os participantes, ficando aberta a possibilidade de ajustamentos futuros, pois a operacionalidade de qualquer regulamento deve ser confirmada pela prática.
|
3. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO |
DENOMINAÇÃO DO PROJETO: TIGRINHOS DO FUTSAL
ÓRGÃOS PROMOTORES: AÇÃO ENTRE AMIGOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Permanente (Anual)
FORMA DE REALIZAÇÃO: Projeto
GERENTE : José Levi Gardenal Camargo
COORDENAÇÃO : Professor Wanderlei Gardenal Camargo ( CREF )
ORIENTADORES : Levi, Junior e Antonio Carlos
|
4. LOCAL DOS TREINAMENTOS |
Quadras de Futsal
UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO:
- O acesso ao Quadra de Futsal é condicionado aos tempos efetivos de treino (horário do treino), contudo aconselha-se a chegada ao recinto com a antecedência necessária.
- Os praticantes só entram na quadra de futsal após a presença do Treinador, devendo aguardar a sua chegada, de forma disciplinada.
- É terminantemente proibida a presença de crianças nas dependências dos locais de treinamento sem a presença de um acompanhante adulto.
|
5. UNIFORME DOS TIGRINHOS |
Todos os atletas deverão se apresentar sempre devidamente uniformizados, tanto para treinamentos como para jogos.
IMPORTANTE
- O Atleta que não se apresentar devidamente uniformizado não poderá participar das atividades programadas;
- O uniforme deverá estar sempre limpo;
- As meias deverão estar sempre levantadas;
- As chuteiras ou tênis deverão estar sempre amarradas;
- Não será permitido o uso de brincos ou piercings durante os treinamentos e jogos;
- Se o Atleta usar tornozeleiras, estas deverão estar sempre por baixo das meias;
- Deverá usar sempre caneleiras;
- Se for goleiro deverá sempre usar luvas,bem como os demais equipamentos de proteção;
- Não será permitido que o aluno treine sem a presença de um responsável nas imediações do local;
OS ATLETAS, PAIS E ACOMPANHANTES NÃO PODERÃO PERMANECER NAS DEPENDÊNCIAS DA AREA DE TREINAMENTO SEM O USO DE CAMISA.
|
6. REGIME DE FUNCIONAMENTO DO PROJETO |
TEMPORADA / TREINOS E HORÁRIOS
- O projeto tem seu inicio em fevereiro e final em novembro.
- Realizar-se-ão 2(dois) treinos semanais com a duração de uma hora com a seguinte distribuição:
Horas/Dias Segundas/Quintas
- 18h20min. Às 21h00min.
- Se por razões de força maior, os treinadores. se virem impossibilitados de comparecer no treino à hora definida, providenciaremos para que o seu secretário informe os praticantes e/ou os pais dos praticantes com a devida antecedência,caso isso seja possivel.
- O Atleta deverá comparecer antes do horário previsto para o início das atividades, devendo sempre estar acompanhado dos pais ou responsáveis.
- Qualquer atraso do praticante deverá ser sempre justificado ao seu treinador.
ATENÇÃO:
A responsabilidade da locomoção de Atletas, tanto para os treinamentos como para os jogos é dos pais e/ou responsáveis.
|
7. INSCRIÇÃO |
É realizada no local de treinos, mediante o preenchimento da respectiva ficha de inscrição e leitura obrigatória das normas e regimento interno, comprometendo-se o encarregado de educação ao seu cumprimento.
A apresentação da Declaração Médica de atestando a capacidade da criança para prática de futsal.
Idades:
Categorias:
- Sub 07 = 05 anos a 7 anos incompletos;
- Sub 09 = 07 anos completos a 09 anos;
Obs.: Eventualmente poderemos admitir crianças de outra faixa de idade, mas serão exceções.Para essas além de se valer este manual caberá regras extras discutidas de maneira verbal caso a caso com seus pais ou responsáveis.
Documentação Necessária:
o Apresentar Atestado de Saúde dizendo que o atleta está apto para jogar futebol ou da atividade física em geral (Original). (não será permitido o início das atividades sem a entrega deste documento);
o Carteira de Identidade ;(obrigatória em campeonatos).
o Autorização dos pais através das fichas de inscrição;
° Atestado médico autorizando a criança à praticar futsal;
|
8. MENSALIDADES |
Não existe mensalidades,o nosso projeto trata-se de uma ação entre amigos sem fins lucrativos,funcionando basicamente com a divisão das eventuais despesas entre todos os participantes.Exemplos : precisa-se comprar bolas ,após o valor e a necessidade for aprovado pela maioria,divide-se o valor entre todos os participantes.No caso do local de treino é o mesmo mecanismo,caso o local seja gratuito nada paga-se.
|
09. OBEJETIVOS E FINALIDADES |
O objetivo principal do nosso projeto é formar times de futsal e disputar campeonatos em Tatuí e toda região.Temos como finalidade,promover condições onde esses atletas possam desenvolver os fundamentos do futsal,e também fortaleçam o seu caráter e desenvolvam seus atributos físicos e técnicos bem como o espírito de grupo.
|
10. A DIFICIL TAREFA DOS COORDENADORES |
A tarefa de dividir os grupos em equipes é a mais difícil para os treinadores, pois é dever destes tentar deixar estas equipes o mais equilibradas possível, para que haja uma disputa equilibrada nos Treinos e Campeonatos Internos,ocorre que a de se pensar em tudo isso sem deixar de atingir o principal objetivo que é formação de um time competitivo para disputar campeonatos.
Chamamos a atenção dos pais e responsáveis por Atletas, que este equilíbrio se torna difícil pelo fato de que a seleção é feita por nível técnico, posição, peso, altura, etc., não bastando, apenas, preencher as condições para a inscrição, já mencionada no início.
Para que os Atletas, pais e responsáveis tenham conhecimento, passamos a esclarecer alguns aspectos que contribuem para tal dificuldade.
É comum o Atleta escolher sua posição, não por suas características, mas pela influência de um jogador profissional que é seu ídolo.( Neymar, Messi, Rogério ceni e etc...)
É comum, também, o pai ou responsável impor ao atleta a posição em que deva jogar. Como podemos ver, torna-se difícil o processo de montagem das equipes. A montagem das equipes é realizada através de critérios próprios do coordenador e dos orientadores de equipe. Lembramos aos Srs. Pais e responsáveis, que todos os atletas do projeto estão permanentemente sendo avaliados, por isso pedimos encarecidamente para que quando o seu filho ou beneficiário for solicitado a jogar em outra posição que não seja aquela desejada, não interfiram, pois estas mudanças acontecem para que os Atletas sejam avaliados em outras situações.
Outra situação que geralmente acarreta reclamações é a troca de Atletas de uma para outra equipe durante os jogos de avaliação. Pedimos também para que não haja interferência quando ocorrer este tipo de situação, pois certamente além de prejudicar o trabalho a ser desenvolvido, prejudica também o desenvolvimento do Atleta.
Outro fator que muitas vezes contribui para um péssimo desenvolvimento do Atleta é o fato de pais exaltados discutirem na frente dos mesmos.Bem como falando coisas contrarias as decisões dos treinadores,sendo que na maioria dos casos em que temos problemas é muito mais por descontentamento dos pais, cujos as vezes tem uma outra visão ,fato que não ocorrem com os filhos ,pois as crianças geralmente querem apenas brincar.Em caso de alguma alteração pede-se que agende-se uma conversa em particular com um dos treinadores,que com certeza resolverá suas dúvidas.
|
11. ORIENTADORES DE EQUIPES |
As equipes serão orientadas durante os jogos de avaliação e nos Campeonatos Internos por Orientadores de Equipe, que são pessoas escolhidas pela Direção do Projeto para que orientem os Atletas dentro de sua filosofia.
O sistema do treino será sempre o mesmo,ou seja time titular contra time reserva,como acontece em qualquer clube ou até mesmo na seleção.Eventualmente pode haver trocas entre os times,e nem sempre ser “bom de bola” é garantia de que a criança será titular pois avaliamos uma série de requisitos,tais como : educação,presença,participação,espírito de equipe entre outras qualidades.
No caso de torneio interno ,geralmente as equipes serão misturadas para que não haja,favorecimento a ninguém.
Atenção: adquirimos esse conhecimento em nosso primeiro ano desse projeto a onde tentamos trabalhar auxiliados pelos pais ,mas que ao final percebemos que não houve um bom resultado então nesse novo modelo abolimos toda e qualquer interferência dos pais ,sendo que tudo será dirigido pela comissão técnica ( todos voluntários) e que em caso de necessidade pode ser aceito a ajuda de mais algum voluntário desde que seja autorizado por quem estiver ministrando o treino.
APELO À COMPREENSÃO E AO BOM SENSO
PARA QUE OS ORIENTADORES DE EQUIPES POSSAM REALIZAR UM BOM TRABALHO É NECESSÁRIO QUE OS PAIS E RESPONSÁVEIS PROCUREM MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL DURANTE A REALIZAÇÃO DOS JOGOS, INCENTIVANDO OS ATLETAS MESMO NO MOMENTO DO ERRO, NÃO INTERFERINDO NO COMANDO DA EQUIPE PASSANDO INSTRUÇÕES DO LADO DE FORA DO CAMPO, NEM ANTES, NEM DURANTE O JOGO, TAREFA EXCLUSIVA DOS ORIENTADORES DE EQUIPE.
JAMAIS OFENDER ATLETAS E OUTRAS PESSOAS PRESENTES NO LOCAL.
NUNCA PREGAR A VIOLÊNCIA.
|
12. O QUE É UMA EQUIPE |
Equipe é um grupo de pessoas determinadas a executar uma certa tarefa, buscando sempre o sucesso, ajudando-se mutuamente.
Para que uma equipe tenha sucesso é imprescindível que todos os seus componentes tenham espírito de união, amizade e respeito um pelo outro.
Por isso, quando um companheiro errar uma jogada, não reclame; ajude-o a consertar o erro, porque você também certamente irá errar e ele estará a seu lado para ajudá-lo. No caso devemos orientar nossas crianças a assim agir.
|
13. DISCIPLINA |
Como sabemos, em qualquer organização, seja ela de ensino, comercial ou industrial, existem regras a serem cumpridas. Essas normas geralmente são determinadas por um documento chamado REGULAMENTO.
|
14. NORMA E REGULAMENTO INTERNO |
O presente regulamento tem como objetivo transmitir aos pais e responsáveis as normas de funcionamento do projeto TIGRINHOS DO FUTSAL, que se aplicam a todos os atletas a partir do ato de inscrição e que a seguir se enumeram.
1. Apenas é permitida a entrada nas instalações e interiores da quadra, a jogadores (desde acompanhado por seu responsável), treinadores, dirigentes e equipe médica;
2. Os treinos começam quando os alunos entram na quadra e terminam quando os alunos saem da mesma;
3. O vestiário é local para os alunos se equiparem e tratarem da higiene pessoal. Portanto neste espaço não se brinca; (é comum em dias de jogos).Nos treinos deve-se vir vestido de casa.
4. Os alunos dispõem de cinco minutos para se equiparem e serão posteriormente avisados pelos instrutores do momento em que devem entrar no local dos treinos;
5. As roupas dos alunos devem ficar devidamente arrumadas. A roupa, o calçado e o restante material custam dinheiro. É importante saber cuidar deles;
6. É expressamente proibido mexer nos materiais a utilizar nos treinos e nas bolas, sem a devida autorização;
7. Se por qualquer motivo o aluno não puder comparecer nos treinos ou jogos, deve informar o seu treinador com a devida antecedência;
8. O aluno deve informar o seu treinador caso pretenda abandonar a escolinha, devendo este também ser informado se o aluno pretender regressar após uma ausência longa ou não justificada;
9. O uso de caneleiras,luvas e os demais equipamentos de uso pessoal, nos treinos e jogos são obrigatórios,não sendo obrigação da escolinha fornecê-los;
10. A roupa de treino não é obrigatória,porém deve ser apropriada para a pratica de futsal , não sendo permitida a utilização de qualquer outro equipamento, salvo autorização do treinador;
11. Os alunos não deverão trazer para os treinos qualquer objeto ou valor susceptível de extravio;
12. O projeto não poderá ser responsabilizado por qualquer desaparecimento a que se refere o ponto 11,e também por pertences ou veículos dos familiares que fiquem no local ou proximidade dos locais de treinamentos ou jogos;
13. O aluno que participar nas atividades não deverá usar qualquer objeto que se torne perigoso para ele e para os colegas;
14. A presença nas aulas não é obrigatória com ou sem equipamento, porém o elevado n° de faltas,pode refletir no critério de convocação ,bem como na condição de titularidade,e finalmente pode ocasionar a perda da vaga.
15. Os alunos que por uso indevido estragarem qualquer material (desportivo ou no patrimônio), serão imediatamente responsabilizados e terão de pagar o respectivo material;
16. Sempre que o aluno for convocado para jogos ou encontros,assim como nos treinos, tem que se manter junto do grupo até que o treinador informe que pode ir embora ou abandonar as instalações;
17. O aluno pode treinar ou jogar em outro clube sem autorização do seu treinador e dos dirigentes , caso isto suceda deverá priorizar o nosso time em jogos validos ;
18. A saída e as chegadas para os jogos ou encontros, são feitos a partir de locais a definir na data;
19. Os aluno e pais devem confiar nos seus treinadores e partilhar com eles os seus objetivos e problemas;
20. O aluno deve entregar ou mostrar aos seus Pais todos os documentos e informações prestadas pelos seus treinadores ou responsáveis pelo time;
21. Antes de ter uma atitude menos digna, os alunos e pais deverão lembrar-se que são parte do projeto já que trata-se de uma ação entre amigos, como tal, deve ter sempre um comportamento exemplar;
22. Os pagamentos ou contrapartidas que o aluno efetuar durante sua permanência na escolinha apenas acontecem para resolver problemas do projeto, não sendo qualquer garantia de que deve jogar sempre, ou deve ser sempre convocado para jogos ou encontros. Essa decisão cabe ao teu treinador e é ele que cabe tomar essas e outras sentenças nomeadamente a equipe que irá representar e participar nas competições que participaremos.
|
15. NORMAS E REGULAMENTO DISCIPLINAR |
- Atraso no dia do treino ou no dia de jogo, sem justificação:
§ Sanção a decidir e a aplicar pelo treinador, normalmente aplica-se as penas na sequencia contidas no artigo 11;
- Falta ao jogo sem aviso prévio de, no mínimo, 24h:
§ Sanção a decidir e a aplicar pelo treinador, normalmente aplica-se as penas na sequencia contidas no artigo 11;
- Falta injustificada a 2 treinos na mesma semana, ou, repetidamente em diferentes semanas:
§ Ausência da convocatória.
- Falta de respeito ou desavenças para com os colegas:
§ Advertência ou Suspensão do treino com informação ao encarregado de educação.
- Atitudes que denigram a imagem do time, estando ou não em representação do mesmo:
§ Sanção a decidir pelos coordenadores com informação ao encarregado de educação.
- Comportamentos inadequados em dias de jogo ou dias de treino:
§ Sanção a decidir pelo treinador, com informação ao encarregado de educação.
- Não cumprimento das normas internas:
§ Sanção a aplicar pelo treinador, com informação ao encarregado de educação.
- Comportamentos incorretos por parte de pessoas externas ao departamento, mas afetas aos jogadores, para com elementos do clube:
§ Participação à direção.
- A não colaboração nas ações conjuntas:
§ Impedimento de frequência do treino enquanto situação não se encontrar
Regularizada.
- Deixar o local de treinamento, bem como as suas dependências sem comunicar os orientadores é considerada falta gravíssima e suas sanções são:
§ Todas previstas no artigo 11.
- As penas a aplicar serão de advertência, repreensão, suspensão e exclusão;
- O fato de estarem consignadas penas para os infratores, não invalida que estas possam ser agravadas por deliberação da Direção;
- Todas as situações não previstas no regulamento aqui apresentado e que impliquem sanções, serão analisadas e aplicadas em primeira instância pela equipa técnica, em segunda instância pelos coordenadores do projeto.
“ Lembrem-se este projeto pertence a todos que estão participando,e como este manual bem esclarece trata-se de uma ação entre amigos,dependendo assim do esforço e dedicação de todos para que consiga-se montar equipes de Futsal aptas a disputar campeonatos,sendo esse o único objetivo.As pessoas que aqui se dedicam são todos voluntários e sendo assim devemos a eles nosso respeito,pois sem eles não existiria esse projeto, já que se trata de uma instituição sem fins lucrativos,sendo assim rogamos a todos aqueles que não gostam ou não concordam com o projeto,que evitem de ficar criando oposições ou fofocas,antes sim,não participem desta ação ou se já estiverem participando façam o seu desligamento”
Assim finalizamos este manual,rogando que todos façam seu melhor para que possamos oferecer aos jogadores o melhor em treinamento para crianças e faço minha as palavras de Jesus Cristo :
“Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.” Mateus 12. 30
AVANTE TIGRINHOS !